A CULTURA DAS ILHAS DOS AÇORES, RECEBERAM UMA FORTE INFLUÊNCIA DA CULTURA DA REGIÃO DE FLANDRES, COMO VAMOS CONSTATAR EM ALGUMAS POSTAGENS.
POR SER A CULTURA AÇORIANA MUITO PRESENTE ENTRE NOS CATARINENSES DO LITORAL, TITULAMOS ESTAS POSTAGENS COMO " OS CAMINHOS CRUZADOS NO OCEANO"
DO LIVRO DOS AÇORES AO ZAIRE DE PATRICK MASELIS
Na figura podemos observar vários sobrenomes comuns na nossa região, que derivaram de nomes belgas ( flamengos), por forma de pronunciar ou por dificuldade da pronuncia foram traduzidos para a o português.
Jacó de Bruges (Jacob van Brugge); Guilherme da SILVEIRA ou Guilherme da SILVA (Willem Van der Haegen); DIOGO o Flamengo (Diederick De Vlaminck); Fernão DULMO (Ferdinand Van Olmen); ARMÃO ( Herman); BULCÃO ( Bulscamp); GOULARTE ( Govaert); GROTAS ( De Grote); da ROSA (Roose); João DUTRA (Joos Van Huertere); Tristão VERNES ( Dries Verniers); Antônio BRUN (Antoon Bruyne); Jorge ou Joz da TERRA (Joost Van Aartrijke) entre outros.
6 comentários:
Muito bacana esse blog, pois fornece as origens de famílias estrangeiras nos Açores, sendo que muitos sobrenomes desses aqui no Brasil, passam sendo desconhecidos a sua verdadeira origem, ou até mesmo sendo interpretado a origem errada, muitos pensam que os açorianos são descendentes somente de portugueses, e com isso não imaginam que os sobrenomes da Silveira/Silva, da Rosa, Dutra, Terra, Grotas são famílias descendentes de belgas/flamengos que surgiram nos Açores através da imigração de estrangeiros, tudo pelo total aportuguesamento desses sobrenomes, que se tornaram tão comuns e se espalharam com abundância pelos Açores e pelo Brasil também, principalmente na região sul do Brasil, contudo, o que fica mais visível a interpretação de sobrenome estrangeiro pelas pessoas, é os sobrenomes Goulart, Bittencourt, Labat e Brum, por terem uma grafia distinta dos sobrenomes da língua portuguesa, sendo que até hoje, muitos acabam se confundindo que o sobrenome Goulart é de origem francesa pela sua grafia afrancesada. Tenho orgulho de fazer esse relato, pelo fato de fazer parte dessa história assim como muitos também fazem, sou brasileiro, descendente de açorianos, e pertenço a família da Rosa dos Açores pela minha linha paterna direta, que provavelmente provém do colonizador Pieter Roose... Abraços
Só um detalhe. Alguns desses sobrenomes como Silva e Silveira, da Rosa, já existiam em Portugal continental muito antes da colonização dos Açores e da imigração de europeus do norte para lá. Ou seja, o simples fato de se ter um desses sobrenomes não significa que necessariamente se descenda de tais pessoas. É uma probabilidade quando se sabe que os ancestrais vieram dos Açores. O que ocorreu é que, num processo de integração cultural, os imigrantes flamengos trocaram seus sobrenomes por sobrenomes portugueses que JÁ EXISTIAM. Exemplo: Willian Van deer Haagen passou a chamar-se Guilherme da Silveira (ou seja, adotou um sobrenome que já existia em Portugal, mas cujo significado se aproximava daquele do seu sobrenome original).
Eu por exemplo, tenho minha avó, nascida em Florianópolis e cujo sobrenome era "da Silveira"; mas para que eu tenha certeza de que alguns de meus ancestrais fossem da linhagem flamenga e não dos Silveira genuinamente portugueses (autóctones de Portugal continental que emigraram também para o arquipélago), eu teria de "ir atrás", lançando mão de pesquisa documental (talvez nas igrejas), e até de exames de DNA, para saber se há marcadores genéticos daquela região da Europa em meu genoma.
Realmente de fato o meu sobrenome da Rosa veio dos Açores, montando minha árvore genealógica, na minha linhagem há outros sobrenomes flamengos além de da Rosa, como Goulart, Silveira e Bittencourt
Realmente de fato o meu sobrenome da Rosa veio dos Açores, montando minha árvore genealógica, na minha linhagem há outros sobrenomes flamengos além de da Rosa, como Goulart, Silveira e Bittencourt
Boa noite
Me chamo Sidney Silvino Goulart .. e-mail : sidney1980.sg@gmail.com
Vivo em São Paulo - Brasil estou a 4 anos pesquisando meus antepassados Goulart ... mas consegui chegar até a Ilha dos Açores no século 1600! Gostaria de encontrar alguém da ilha que tenha ligação com minha árvore genealógica descrita abaixo:
GOULART... é um sobrenome da França ou Bélgica!? . Vem de glutão ou guloso, do francês goule, garganta, mais o sufixo pejorativo art. Com origem nos Flandres, nas ilhas açorianas o sobrenome ganhou versões com Govarte, Gouarte, Golarte e Gularte.
* Alguém da ilha com sobrenome teria informações e história de seus antepassados do século: de 1200 a 1600 do continente Europeu ?
* E informações de seus parentes que vieram para América do Sul " Brasil " no século de 1600 a 1700 ?
Em minhas pesquisas com os familiares GOULART do Brasil e pela internet consegui descobrir informações até o século XVI na Ilha!
* Caso alguém da ilha/Portugal ou do Brasil seja do mesmo ramo , poderia compartilhar informações.
Segue abaixo:
Meu ramo GOULART : De Castelo Branco, Ilha do Faial, Açores - Portugal .... ao Brasil : Campanha - MG
Do meu ramo : Antonio Pereira Goulart
Nascimento: 1726
Terceira - Açores - Portugal
Falecimento : Campanha- MG - Brasil
Irmãos:
Manoel Pereira Goulart
Nascimento: 1720 Terceira - Açores - Portugal
Falecimento: Minas Gerais - Brasil
Rosa Maria de Jesus
Nascimento: 1723
Graciosa - Açores- Portugal
Depois vem : Antonio Pereira Goulart
João Pereira Goulart
Nascimento: 1730
Terceira - Açores - Portugal
Falecimento: MG - Brasil
Seus pais abaixo:
Pai : João Pereira Goulart
Nascimento: 23/09/1697
Castelo Branco, Ilha do Faial , Açores- Portugal
Falecimento: 26/09/1740 no mesmo lugar do nascimento.
Mãe: Leonarda Pereira Goulart
Nascimento: 27/09/1697
Castelo Branco, Ilha do Faial, Açores - Portugal
Falecimento: Baependi- MG - Brasil
Postar um comentário