SOBRENOME DOS IMIGRANTES - 1845 e 1846

Fontaine, Denis Isler, Plettincks, Crabeels, Deprez, Van der Gucht, Walthez, Hollenvoert, De Vreker, Van Heicke, Christiaens, Veighe, de Waele, de Smedt, Beyts, Milcamps, Maebe, Van der Heyde, Plancke, Degand, Maes, de Sanders, Himpens, Devreker, Castelein, Van der Busche, Buelens, Heytens, Lebon, Brackeveld, Wismer, Gevaert, Van der Vrecken, Vilain, de Smet, Lecluyse, Mussche, Coucke, Busso, Verlinden, Devleeschower, De Rycke. Van Hamme, De Ny's, de Gandt, Gillis, de Neve, Van Rie, Claeys, Opstaele, Ego, Schloppal, Sijs, Vanysere, Meuwens, Loens, Gregoire, Kamer, Van Daele, Hostyn, Van Steenhuyze, De Coninck, Houttekees, Neirinck, Lievens, Speckaert, Ranwez, De Vreese, Paul, Praet

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CARTA DE CHARLES VAN LEDE - 1842 - 1ª Parte

CARTA DE CHARLES VAN LEDE, A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PROVINCIAL, PEDINDO SEU PARECER  ACERCA DO ESTABELECIMENTO DE UMA COLONIA BELGA EM SANTA CATARINA.


TRADUÇÃO
Mui ilustres e mui excelentes senhores
Senhores

Encarregado pela Sociedade Belga de Colonização de estudar a natureza, a situação, as produções e o clima de algumas terras que vários governos da América desejam conceder para nelas fundar numerosas colônias de artesãos e de agricultores belgas acentuadamente solicitadas por alguns diplomatas brasileiros estabelecidos na Europa, que, desejosos de fazer prosperar seus países não negligenciam em nenhuma ocasião para atingir este objetivo, levado portanto pela simpatia que sempre experimentei pelo caráter nobre e leal de alguns entrevistados com os quais a muitos anos tive a felicidade de manter relações tão honoráveis quanto amigáveis; acredito que meu dever, senhores, de levar a vosso conhecimento, que iniciei a elevada missão que me foi confiada, ao dirigir-me ao Governo Imperial do Brasil, que apreciando os objetivos e o caráter daqueles se submeteram a esta obra cabal, se apressaram em aceitar minha proposta com a acolhida mais gentil, colocando tudo a minha disposição eu [ilegível] necessitar estabelecer no Brasil uma população tanto ativa como laboriosa e cuja natureza sobremaneira seria para aproveitar se o governo paternal de S.M.I. tenha por um só instante esquecido os verdadeiros interesses do Império.
Oficialmente encarregado pelo governo belga de oferecer ao Governo Imperial nas tarefas das duas nações, sobretudo no que concernirá às produções da Colônia; encontro-me necessariamente na obrigação de tratar definitivamente com o Governo Geral do Império do estabelecimento que eu propus; mas meu desejo, eu diria mesmo meu dever, é de vos consultar, senhores, sobre a oportunidade de um tal estabelecimento no meio....continua.

0 comentários:

Postar um comentário