SOBRENOME DOS IMIGRANTES - 1845 e 1846

Fontaine, Denis Isler, Plettincks, Crabeels, Deprez, Van der Gucht, Walthez, Hollenvoert, De Vreker, Van Heicke, Christiaens, Veighe, de Waele, de Smedt, Beyts, Milcamps, Maebe, Van der Heyde, Plancke, Degand, Maes, de Sanders, Himpens, Devreker, Castelein, Van der Busche, Buelens, Heytens, Lebon, Brackeveld, Wismer, Gevaert, Van der Vrecken, Vilain, de Smet, Lecluyse, Mussche, Coucke, Busso, Verlinden, Devleeschower, De Rycke. Van Hamme, De Ny's, de Gandt, Gillis, de Neve, Van Rie, Claeys, Opstaele, Ego, Schloppal, Sijs, Vanysere, Meuwens, Loens, Gregoire, Kamer, Van Daele, Hostyn, Van Steenhuyze, De Coninck, Houttekees, Neirinck, Lievens, Speckaert, Ranwez, De Vreese, Paul, Praet

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FOLCLORE BELGA


GERAARDSBERGEN: KRAKELINGEN  et TONNEKENSBRAND (Jogue Pretzel e Festival do Fogo).
GERAARDSBERGEN: é uma cidade e um município situado no distrito de Aalst, província belga de Flandres Oriental.
Todos os anos geralmente no primeiro domingo da quaresma, na cidade flamenga de Gerrardbergen, os moradores se reúnem para duas festas comemoradas no mesmo dia a festa da primavera (Krakelingenfeesten), e o Festival do Fogo (Tonnekensbrand), numa combinação surreal de ritual pagão e cristão. Um desfile se inicia na Igreja Hunnegem em direção a uma elevação de aproximadamente 110 metros Oudenberg (Montanha Velha), onde se realizam os rituais.
Pessoas ilustres incluindo um sacerdote católico e de 800 habitantes da cidade, a maioria membros de associações e escolas locais vestem trajes históricos, para participar do desfile, que se inicia com anciões vestidos de druidas, seguidos dos habitantes devidamente trajados, revivendo sagas dos 25 séculos da região. Todo o material para o ritual é levado pelo desfile, cestas com aproximadamente 10.000 pãezinhos circulares (rosquinhas) os Krakelingen, tonéis de vinho, e aquários com pequenos peixinhos vivos. Segue-se após o desfile a população e os visitantes.
Após as orações na capela sobre o morro, o sacerdote benze os pães seguindo-se a cerimônia de beber o vinho em uma taça de prata do século 16, onde nada um peixinho vivo, que deve ser engolido pelo participante. Segue-se o lançamento dos pãezinhos, pelos “ilustres”, para a multidão que rodeia um palanque montado na frente da Capela de Santa Maria. Um contém pequeno documento oficial confirmando que o portador ganhou Krakelingen de ouro, uma pequena e única jóia, criada por um joalheiro local.
A noite, uma enorme tocha ( Tonnekensbrand) é queimada em cima da “Montanha Velha”, enquanto ocorrem danças folclóricas. Os espectadores descem da colina carregando pequenas tochas acesas para trazer luz e calor para a cidade.

0 comentários:

Postar um comentário