SOBRENOME DOS IMIGRANTES - 1845 e 1846

Fontaine, Denis Isler, Plettincks, Crabeels, Deprez, Van der Gucht, Walthez, Hollenvoert, De Vreker, Van Heicke, Christiaens, Veighe, de Waele, de Smedt, Beyts, Milcamps, Maebe, Van der Heyde, Plancke, Degand, Maes, de Sanders, Himpens, Devreker, Castelein, Van der Busche, Buelens, Heytens, Lebon, Brackeveld, Wismer, Gevaert, Van der Vrecken, Vilain, de Smet, Lecluyse, Mussche, Coucke, Busso, Verlinden, Devleeschower, De Rycke. Van Hamme, De Ny's, de Gandt, Gillis, de Neve, Van Rie, Claeys, Opstaele, Ego, Schloppal, Sijs, Vanysere, Meuwens, Loens, Gregoire, Kamer, Van Daele, Hostyn, Van Steenhuyze, De Coninck, Houttekees, Neirinck, Lievens, Speckaert, Ranwez, De Vreese, Paul, Praet

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FOLCLORE BELGA


RUTTEN: VAN RITTEN EN RUITERS
RUTTEN; é um vilarejo de Tongeren uma cidade e um município da Bélgica localizado na província de Limburgo, região de Flandres. É um pequeno vilarejo em torno de uma igreja central, que é totalmente cingido por campos e pastagens. Apesar do tamanho limitado, em termos históricos Rutten é muito valioso, o patrimônio da aldeia é totalmente protegido pelo governo Flamengo. É um das aldeias mais autênticas da região.
Todo o ano, em 01 de maio, ocorre a Sint Evermarusfeesten, que é uma peça encenada ao ar livre, cujos personagens são os habitantes da região. Nela é apresentado o assassinato de Santo Evermarus e seus companheiros no século VII. Conta a história que Santo Evermarus e seus companheiros regressavam de uma peregrinação a Santiago de Compostela, e enquanto dormiam na região de Sint Truiden, foram assaltados e mortos. Oito moradores de Rutten, vestidos de como peregrinos portando um colar de conchas de St.Jakobs, e um chapéu de feltro preto, são atacados em seu sono. Ocorre um grande desfile e um passeio emocionante de dezenas de cavaleiros montados em belos cavalos, vestidos com uma túnica vermelha e um chapéu com plumas. Toda aldeia participa do espetáculo. No mesmo dia ocorre a procissão do Santo. Milhares de pessoas assistem a este show ao ar livre.

0 comentários:

Postar um comentário