MALMEDY: CARNAVAL VAN MALMEDY
MALMEDY é uma cidade e um município da Bélgica, localizado no distrito de Verviers, província de Liège, região da Valônia.
No domingo ocorre um grande desfile, que percorre toda a cidade. È um carnaval de máscaras e personagens típicos, das quais se destacam:
”La Haguète”, vestido em trajes feitos de veludo e cetim e decorado com orlas de ouro. As mangas e as calças têm franjas penduradas. A máscara também tem uma franja e o chapéu decorado com penas multicoloridas de avestruz. O Haguète, esta armado com “hape-tchar ( um par de pinças de madeira articulado) que é usado para pegar os braços e as pernas dos espectadores e não deixá-los ir, até que se ajoelhem de digam a frase: Perdoe-me Haguète, eu juro sobre a vassoura, eu nunca mais farei isso de novo!.
“Le Sote”, é um anão lendário que durante o desfile vai provocando os espectadores com longos braços.
“Le Sâvadje Cayèt”, é um africano negro vestindo uma fantasia decorada com placas de madeira multicoloridas, braceletes e colares e na cabeça um cocar como um diadema de ouro ornado com penas pequenas. Estão armados com um bastão de espuma de borracha que eles usam para tocar a cabeça dos espectadores,
“Le Hârlikin” o Alecrim; “Le Pièrot o Pierro; a “Colombina”
“Le Long-né” (narizes longos) são grupos de foliões que procuram uma vítima para atormentá-la, imitando-a e só a deixam em paz quando ela lhes paga uma bebida.
“Le longes-brèsses” (os longos braços) que com uma vara escondida dentro das mangas tiram os chapéus dos espectadores rodando-os na ponta da vara.
“Le long-ramon” (os vassouras longas), com cabos de até cinco metros de comprimento, servem para derubar os chapéus dos que se postam em sacadas e no primeiro andar dos prédios.
“Le Boldij” vestido completamente de branco com barriga e bochechas e pretzels salgados costurados em suas roupas. Sua arma é uma pá enorme e longa com a qual eles batem nas traseiras das senhoras.
0 comentários:
Postar um comentário