SOBRENOME DOS IMIGRANTES - 1845 e 1846

Fontaine, Denis Isler, Plettincks, Crabeels, Deprez, Van der Gucht, Walthez, Hollenvoert, De Vreker, Van Heicke, Christiaens, Veighe, de Waele, de Smedt, Beyts, Milcamps, Maebe, Van der Heyde, Plancke, Degand, Maes, de Sanders, Himpens, Devreker, Castelein, Van der Busche, Buelens, Heytens, Lebon, Brackeveld, Wismer, Gevaert, Van der Vrecken, Vilain, de Smet, Lecluyse, Mussche, Coucke, Busso, Verlinden, Devleeschower, De Rycke. Van Hamme, De Ny's, de Gandt, Gillis, de Neve, Van Rie, Claeys, Opstaele, Ego, Schloppal, Sijs, Vanysere, Meuwens, Loens, Gregoire, Kamer, Van Daele, Hostyn, Van Steenhuyze, De Coninck, Houttekees, Neirinck, Lievens, Speckaert, Ranwez, De Vreese, Paul, Praet

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FOLCLORE BELGA



MALMEDY: CARNAVAL VAN MALMEDY
MALMEDY é uma cidade e um município da Bélgica, localizado no distrito de Verviers, província de Liège, região da Valônia.
No domingo ocorre um grande desfile, que percorre toda a cidade. È um carnaval de máscaras e personagens típicos, das quais se destacam:
”La Haguète”, vestido em trajes feitos de veludo e cetim e decorado com orlas de ouro. As mangas e as calças têm franjas penduradas. A máscara também tem uma franja e o chapéu decorado com penas multicoloridas de avestruz. O Haguète, esta armado com “hape-tchar ( um par de pinças de madeira articulado) que é usado para pegar os braços e as pernas dos espectadores e não deixá-los ir, até que se ajoelhem de digam a frase: Perdoe-me Haguète, eu juro sobre a vassoura, eu nunca mais farei isso de novo!.
“Le Sote”, é um anão lendário que durante o desfile vai provocando os espectadores com longos braços.
“Le Sâvadje Cayèt”, é um africano negro vestindo uma fantasia decorada com placas de madeira multicoloridas, braceletes e colares e na cabeça um cocar como um diadema de ouro ornado com penas pequenas. Estão armados com um bastão de espuma de borracha que eles usam para tocar a cabeça dos espectadores,
“Le Hârlikin” o Alecrim; “Le Pièrot o Pierro; a “Colombina”
“Le Long-né” (narizes longos) são grupos de foliões que procuram uma vítima para atormentá-la, imitando-a e só a deixam em paz quando ela lhes paga uma bebida.
“Le longes-brèsses”  (os longos braços) que com uma vara escondida dentro das mangas tiram os chapéus dos espectadores rodando-os na ponta da vara.
“Le long-ramon” (os vassouras longas), com cabos de até cinco metros de comprimento, servem para derubar os chapéus dos que se postam em sacadas e no primeiro andar dos prédios.
“Le Boldij” vestido completamente de branco com barriga e bochechas e pretzels salgados costurados em suas roupas. Sua arma é uma pá enorme e longa com a qual eles batem nas traseiras das senhoras.

0 comentários:

Postar um comentário