SOBRENOME DOS IMIGRANTES - 1845 e 1846

Fontaine, Denis Isler, Plettincks, Crabeels, Deprez, Van der Gucht, Walthez, Hollenvoert, De Vreker, Van Heicke, Christiaens, Veighe, de Waele, de Smedt, Beyts, Milcamps, Maebe, Van der Heyde, Plancke, Degand, Maes, de Sanders, Himpens, Devreker, Castelein, Van der Busche, Buelens, Heytens, Lebon, Brackeveld, Wismer, Gevaert, Van der Vrecken, Vilain, de Smet, Lecluyse, Mussche, Coucke, Busso, Verlinden, Devleeschower, De Rycke. Van Hamme, De Ny's, de Gandt, Gillis, de Neve, Van Rie, Claeys, Opstaele, Ego, Schloppal, Sijs, Vanysere, Meuwens, Loens, Gregoire, Kamer, Van Daele, Hostyn, Van Steenhuyze, De Coninck, Houttekees, Neirinck, Lievens, Speckaert, Ranwez, De Vreese, Paul, Praet

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FOLCLORE BELGA


YPRES: FESTA DOS GATOS E GIGANTÕES.
YEPRES ou IEPER é um município belga da província de Flandres Ocidental.
Aqui novamente temos uma fé cega na tradição que ocorre no segundo domingo de maio. Segundo a lenda nesta data, na idade média, havia o hábito de jogar gatos do campanário para provar que os gatos comuns não estavam possuídos por alguma força demoníaca.
A Parada do gato é um desfile anual, onde como o nome sugere o personagem central é o gato, e é assistido por milhares de pessoas. Após o desfile são sempre queimadas as bruxas “kattenwerping”.
O cortejo é composto por um desfile enorme e colorido, dedicado ao gato. Há também muitos gigantes. O desfile é dividido em vários capítulos, sendo cada um anunciado por um título que as crianças mostram em uma placa.
Os vários capítulos incluem:
• A adoração dos gatos na história (o gato no Egito, o Gato Celta, o Medieval,...)
• Ypres e o histórico da cidade;
• O gato na linguagem e na legenda (feitiços descritos, o sábio gato...)
• O gato ao redor do mundo;
• O gato de Ypres
No último carro o bobo da corte da cidade em uma plataforma imitando um campanário lançando gatos de pelúcia para a multidão.
As celebrações culminam com a condenação e a queima da bruxa na Praça do Mercado de Ypres.

0 comentários:

Postar um comentário