SOBRENOME DOS IMIGRANTES - 1845 e 1846

Fontaine, Denis Isler, Plettincks, Crabeels, Deprez, Van der Gucht, Walthez, Hollenvoert, De Vreker, Van Heicke, Christiaens, Veighe, de Waele, de Smedt, Beyts, Milcamps, Maebe, Van der Heyde, Plancke, Degand, Maes, de Sanders, Himpens, Devreker, Castelein, Van der Busche, Buelens, Heytens, Lebon, Brackeveld, Wismer, Gevaert, Van der Vrecken, Vilain, de Smet, Lecluyse, Mussche, Coucke, Busso, Verlinden, Devleeschower, De Rycke. Van Hamme, De Ny's, de Gandt, Gillis, de Neve, Van Rie, Claeys, Opstaele, Ego, Schloppal, Sijs, Vanysere, Meuwens, Loens, Gregoire, Kamer, Van Daele, Hostyn, Van Steenhuyze, De Coninck, Houttekees, Neirinck, Lievens, Speckaert, Ranwez, De Vreese, Paul, Praet

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CARTA DE CHARLES VAN LEDE - 1842 - 3ª Parte


continuação... para ajuste tanto no conteúdo como na forma da carta de concessão para intervir, toda a solidariedade e recairia sobre mim, e em verdade senhores, eu não pude aceita-la.

Trabalhar pois, no aplainamento destas dificuldades sustentar junto ao governo Imperial o ardente desejo que mostra por essa província apoiando o projeto de colonização de todo o vosso poder.

Tal é, senhores, neste momento...reclamar de vosso patriotismo e sem o qual eu não ousaria me apresentar diante de meus compatriotas os quais eu seguiria. Conta não apenas meu próprio desejo, não apenas a acolhida carinhosa que o Governo Imperial quis por bem acordar ao projeto; mas, bem mais senhores, de vossos próprios desejos, de vosso consentimento ou do grau de importância que vós concedais a esta grande obra que,[ilegível], pode mudar a face inteira desta bela província tão despovoada.

Para mim, senhores, se vós me julgares digno de vossa confiança eu tratarei de responder a vossas nobres dúvidas com todo o devotamento do qual me sinto capaz pelos interesses de uma tão grande empresa onde belgas e brasileiros poderão, com igualdade colher os frutos de uma organização profícua e perseverante.

Eu vos peço, mui ilustres e mui excelentes senhores de aceitar as expressões de minha mui alta consideração.

Charles Van Lede

Delegado da Sociedade Belga de Colonização.

Nª Senhora do Desterro a 12 de abril de 1842

Senhores Mui ilustres e Excelentes Senhores o Governo Provincial de Sta. Catarina.


PROTOCOLO DE RECEBIMENTO:
 1842, Abril, 12


CARTA – Do Sr. Delegado da Sociedade Belga de Colonização, à Assembléia Legislativa Provincial, pedindo seu parecer acerca do estabelecimento de uma Colônia Belga no Centro da Província, e, pedindo informações das terras concedidas, bem como das leis de colonização em vigor.


Nossa Senhora do Desterro, 12 de abril de 1842.


Delegado da Sociedade Belga de Colonização Charles Van Lede


“Livro de Pareceres, 1835 – 1843” (Fs. 149 e 149 a)

Despacho:
Á Comissão de Estatística e Colonização para parecer.
Em 13 de abril de 1842.

0 comentários:

Postar um comentário